quinta-feira, 23 de novembro de 2017

PROJETOS SOCIAIS DA VEREADORA FÁTIMA ARAUJO EM 2017

Uma das principais filosofias de vida da vereadora Fátima Araújo, é proporcionar para as comunidades carentes de São Luís o que ela não pôde desfrutar em sua infância e adolescência, seja pelas injustiças sócias e/ou socioeconômicas de sua época. Por isso, ela trabalha incansavelmente em Ações e Projetos que atinjam diretamente as comunidades carentes da capital. Desde que assumiu como vereadora, ela desenvolveu uma série de Projetos Sociais que estão sendo executados diariamente dentro das comunidades. 

O primeiro Projeto Social da Pequena Guerreira   foi a ZUMBA®, uma modalidade que cresce a cada dia  no Brasil. Serve para muitas pessoas como uma excelente forma de perder calorias, e ainda funciona também como um exercício mental. Trabalhando assim a parte física e mental de cada participante. 


Foi pensado em todos nesses outros benefícios que a Vereadora Fátima Araújo criou o Projeto Viva Mais Saúde, hoje com mais de 1 mil pessoas participando de segunda a sexta-feira. O projeto teve início no bairro do João de Deus, estendendo-se, também, para o bairro do Pirapora, abrangendo as comunidades do João Alberto, Vila Lobão, São Cristóvão, Santo Antônio, Jardim Conceição e demais regiões circunvizinhas, somando mais de 1 mil pessoas nos dois pólos!


A equipe conta com quatro professores que dão aula com muita alegria. Segunda, quarta e sexta-feira no Polo João de Deus, das 18:30 às 19:30; e às terças, quintas e sextas no Polo Pirapora sempre a partir das 18h.




Uma outra área que a vereadora tem um brilhante Projeto Social é a Capoeira, desde o mês de março ela desenvolve um Projeto batizado de Criança Feliz na Capoeira, que funciona nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira na sede do clube Veteranos no bairro do João de Deus.
O Projeto promove a inclusão social de aproximadamente 60 crianças e adolescentes, e de forma direta contribui para o desenvolvimento físico e cultura na formação das crianças. As aulas são ministradas pelo Mestre Sansão!

Sempre preocupada com a formação de novos cidadãos para sociedade, a Pequena Guerreira também desenvolveu um Projeto voltado para formação disciplinar das crianças através do Projeto Social Brigadista Mirim, que hoje conta com a participação de mais de 300 crianças, que aos sábados e domingos pela manhã participam de aula de primeiros socorros, a ideia principal é proporcionar à criança e ao adolescente carente da região do João de Deus e comunidades vizinhas, de forma voluntária, atividades ocupacionais para minimizar o risco das ruas, como o assédio das drogas e violência.  


A educação é a principal base do desenvolvimento humano. Com ela, a sociedade cresce intelectualmente, ganha soberania e cria novas oportunidades. Foi pensando nisso, que a vereadora Fátima Araújo lançou o  Projeto Educar Para Vencer, como forma de reforço escolar para estudantes da região do João de Deus.

O Projeto Educar Para Vencer tem o total apoio da Vereadora Fátima Araújo, e beneficia aproximadamente 200 crianças e centenas de moradores de bairros na região do João de Deus. O objetivo principal é formar cidadãos e criar oportunidades através do conhecimento, além de dar oportunidades para os pais de família proporcionarem uma educação de mais qualidade a seus filhos e ainda economizarem o dinheiro que possivelmente pagariam em um reforço para seus filhos.

As aulas acontecem diariamente em 3 polos diferentes: o polo I funciona na Igreja Católica da Vila Conceição, o polo II na Igreja Católica do João de Deus e o polo III no Centro Catequético do Santo Antônio em horários e dias diferentes. O Projeto oferece fardas padronizadas e lanche de qualidade para as crianças!  


Realizar o sonho de algumas pessoas em cursar o ensino superior também é uma das metas da vereadora Fátima Araújo, que recentemente trouxe a primeira Faculdade do bairro João de Deus. A Faculdade que forma profissionais na área da educação, agora já está em pleno funcionamento no bairro João de Deus. Os cursos oferecidos são pedagogia, pós-graduação em pedagogia e gestão, 800 alunos frequentam as aulas 2 vezes ao mês. 

Outro importante Projeto Social foi o Grande Aulão de redação para o ENEM, que foi realizada antes do Exame Nacional de Ensino Médio, onde quase 100 jovens participaram de dois dias de reforço antes de prestarem o exame. Os dois dias de aulão foram realizados na Escola Odílio Costa Filho – João de Deus, e teve total apoio da Pequena Guerreira.





Para finalizar o ano a parlamentar promete inaugurar ainda uma escola de música e outra de ballet, ambas totalmente gratuitas, para crianças e adultos da comunidade do João de Deus e região!